5 de mar. de 2011

Perfumes, historia, como surgiu o perfume

Vamos começar deixando bem claro que há muitas versões na história de como surgiu o perfume, não sou nenhum expert no assunto, mas me sinto um pouco capacitado para falar sobre este assunto.
Acredita-se que a palavra perfume vem do latim, per fumum , que significa: através da fumaça.
Isto porque há milhares de anos atrás, os homems faziam homenagem aos seus Deuses, por intermédio de queimar ervas, que exalavam aquele cheiro através da fumaça e por isto o nome de perfume.

Mas o berço do perfume é o egito, onde os faraós foram os primeiros clientes junto com membros da alta , que se sentiram mais bem situados com a refrescancia dos perfumes naquela terra quente e árida.

Depois Cleópatra seduziu Marco Antonio quando usou um perfume feito de óleos de flores de henna, açafrão, menta e zimbro.

Sabe-se tambem que os egípcios passaram a dar tanta importancia ás ervas que originou-se a primeira guerra da história da humanidade, em 1.300 a.c. pelos soldados do faraó Sete l, eles pararam de fornecer os produtos aromáticos, e logo depois foi no governo do faraó Ramsses ll em Tebas em torno do ano de 1300 a.c., os trabalhadores se revoltaram pela falta de comida e unguentos.
Os egípcios tinham muito cuidado com a higiene pessoal, se banhavam de manhã, antes e depois das refeições, usavam uma pasta de argila e cinza para se esfregar, esta pasta se chamava suabu, podemos dizer que é uma antecessora dos sabonetes de hoje, e depois eles esfregavam o corpo com incenso perfumado.
Fonte imagem: salaomariabonita.wordpress.com

A revolução dos perfumes ganhou força quando um médico árabe, escreveu um livro com centenas de receitas de fragancias, salves e águas aromáticas.

Depois veio o médico e o químico Muslim e Avicenna, que introduziram a técnica de extração de óleos aromáticos das flores, principalmente a rosa, derivando se aí o famoso leite de rosas, depois veio o água de toillet feito para uma rainha húngara,e a coisa ganhou o mundo passou pela Espanha, Europa na fase do renascimento e então entra a França na história, por ter imensas plantações de rosas, teve empreendedores na idéia de fazer perfumes e se tornaram gênios na manipulação de elementos aromáticos.
Nas próximas postagens vamos falar da classificação dos perfumes, fragancias, ingredientes, famílias olfativas, a magia do cheiro, da aplicação no corpo, notas, matérias primas naturais, raízes e um pouco das fórmulas para chegarmos até os melhores perfumes masculinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, seja sensato, se seu comentário não contribuir para este blog ou para seus leitores, contiver palavras de incitação de qualquer tipo como violencia, racismo, pedofilia, e outros não será publicado. Sinta-se á vontade.
Muito Obrigado!